top of page
Buscar
Foto do escritorKa Rlinha

Ansiedade durante a pandemia: o que é “normal”?


Clarice Dominguez - Jornalista

Sentir-se ansioso ou assustado é comum para o ser humano. Conflitos familiares, pressão no ambiente de trabalho, dificuldades financeiras... na vida contemporânea, inúmeros fatores podem nos fazer sentir preocupados em relação ao futuro. Agora em 2020, somando-se às situações de estresse que já vivíamos, estamos diante de uma pandemia mundial, que há meses vem se espalhando ao redor do mundo. O futuro está ainda mais incerto do que antes e isso pode afetar seriamente a nossa saúde mental.

Não há quem não tenha sido afetado pelo surgimento do novo coronavírus. Para muitos, a questão financeira tornou-se um problema. As medidas de isolamento social e os cuidados que precisam ser tomados ao sair de casa causaram grandes mudanças na rotina de todos. Nos mais diferentes países, as pessoas passaram a sentir medo, apreensão, preocupação e tristeza. Então, como podemos saber se o que sentimos são indícios de algo mais grave?

Em primeiro lugar, é preciso se perguntar: o que eu sinto me impede de funcionar normalmente durante o dia? Eu me sinto paralisado pela situação ou obcecado com alguma tarefa específica? Medo é uma reação normal do ser humano para se proteger de ameaças, mas sentir medo o tempo todo não faz bem. Eu sinto medo mesmo quando estou em casa? Eu me pergunto frequentemente se um procedimento de higienização “realmente deu certo”? Tenho sentido dificuldade para dormir? Sentir um medo irracional frente a alguma situação que não apresenta perigo e em relação a algo que já passou ou que ainda não aconteceu são indícios de que sua saúde mental pode estar comprometida.

Se for este o caso, o indicado é que você procure ajuda profissional. Assim como profissionais de outras áreas, os psicólogos também estão achando formas de adaptar sua atuação ao novo contexto que estamos vivendo. É possível realizar sessões de terapia através de videochamadas e inúmeros profissionais qualificados agora oferecem seus serviços online. Em períodos como o atual, é mais importante do que nunca cuidar da nossa saúde mental.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page