top of page
Buscar
Foto do escritorKa Rlinha

Por que fazer Terapia Cognitivo-comportamental? 


Para muitas pessoas que estão em busca de um psicólogo, o termo “Terapia Cognitivo-comportamental (TCC)” não significa muita coisa. Talvez se lembrem de vê-lo em uma placa ou um cartão de visitas. Mas o que exatamente ele significa? Qual a diferença entre essa terapia e as demais? 

No modelo cognitivo-comportamental, acredita-se que os nossos traumas e mal-estares estão mais ligados à maneira como percebemos uma situação do que à situação em si. Ou seja, ao longo da vida, solidificamos formas de pensar e agir que são resultados da uma visão distorcida do mundo ao redor, do futuro e de nós mesmos. Durante a terapia cognitivo-comportamental, o paciente aprende a identificar e corrigir esses padrões que lhe fazem mal.

A TCC trabalha com uma abordagem focada em problemas atuais, na qual o terapeuta estabelece metas junto ao paciente, para que este lide com suas crenças e comportamentos disfuncionais. Durante as sessões, o terapeuta procura munir o paciente com uma série de técnicas e mecanismos de enfrentamento que o ajudarão mesmo após o término do tratamento. Em outras palavras, ensina-se ao paciente como ser seu próprio terapeuta, auxiliando-o a lidar com futuros pensamentos distorcidos que possam surgir.

Essas especificidades da Terapia Cognitivo-comportamental fazem com que ela seja, em primeiro lugar, uma terapia cuja eficácia pôde ser comprovada através de estudos controlados. Isso, somado à curta duração do tratamento, faz com que a TCC apresente um ótimo custo-benefício para aqueles que estão em busca de começar uma terapia. Atualmente, a Terapia Cognitivo-comportamental tem sido utilizada com sucesso no tratamento de diversas patologias, como por exemplo:

- Depressão - Ansiedade generalizada - Depressão em crianças - Transtorno do pânico

- Fobia social - Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) - Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Além disso, a TCC não é voltada apenas para quem já tem um diagnóstico definido. Qualquer tipo de mal estar emocional ou psicológico pode ser tratado por um profissional qualificado, que ajudará o paciente a se conhecer melhor e a lidar com o que está lhe prejudicando.


Clarice Dominguez- Jornalista.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page